CISMAS NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL - adicionado por: Administrador Cismas

O Consórcio CISMAS em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) da microrregião de Itajubá participa efetivo nas campanhas de prevenção/promoção Outubro Rosa e Novembro Azul. Foi disponibilizado 1648 mamografias dentro da faixa etária de 50 a 69 anos pelo Sistema Único de Saúde – SUS para toda a micro. Hoje, graças ao empenho dos secretários municipais de saúde, juntamente com suas equipes, CISMAS e prestadores, não existe mais demanda reprimida do exame “Mamografia” para rastreamento do câncer de mama. Atualmente, são liberadas mais de 1000 exames de mamografia dentro da faixa etária por mês no SUS. As SMS ainda conta com a oferta de mamografia fora da faixa etária nos casos de risco, onde são financiadas pelas mesmas, chegando a aproximadamente 50 exames, quantitativo do mês de outubro. Também é de extrema importância a realização do exame citopatológico (famoso “Papanicolau”) para detecção precoce de câncer de colo de útero, sendo este, disponibilizado em todos os municípios nas unidades básicas de saúde, no decorrer do ano, inclusive no mês de outubro. Os municípios de alguma forma mobilizaram a população feminina, realizando: campanhas, passeatas, palestras, encontro em praças e locais de grande aglomeração de mulheres, industrias, grupos e visitas domiciliares das equipes de ESF. No mês de Novembro a campanha é voltada para a população masculina, onde também será ofertado pelas SMS os procedimentos de detecção precoce do câncer de próstata entre outras atividades e orientações.